top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

APENAS 05 (CINCO) ARGUMENTOS A FAVOR DA INTERCESSÃO DOS SANTOS

MAIS BASE BÍBLICA SOBRE A INTERCESSÃO DOS SANTOS
Autor: Paulo Gonçalves Pereira
Fonte de Consulta e de Inspiração: Livro "As diferenças entre IGREJA CATÓLICA e Igrejas Evangélicas", Autor: Jaime Francisco de Moura, Editora COMDEUS, Av. São José 921 - Centro - São José dos Campos - SP - CEP 12209-720
1. Primeiro Argumento para a INTERCESSÃO dos Santos:
A INTERMEDIAÇÃO única de Jesus na REDENÇÃO do gênero humano não exclui a INTERMEDIAÇÃO entre nós, os vivos, e aqueles mortos, os Santos, que já estão na glória de Deus.
1.1 - Argumento da Lógica humana
Há um princípio da Lógica que diz: "A afirmação de uma coisa não implica a negação de outra". A Bíblia diz que Jesus é o Único Intermediário de Redenção, mas não diz que é o único de INTERCESSÃO.
Ora, se uma afirmação não exclui outra, ou seja, se é dito que Jesus é o único Intermediário de Redenção,
Conclui-se que não se pode excluir outros tipos de INTERMEDIAÇÃO, tal como a INTERCESSÃO que há entre os vivos e os mortos perante o Senhor Deus.
1.2 - Argumento da Lógica divina
O Divino Espírito Santo inspirou São Paulo em 1 Tim 2, 5 a dizer: "... o Qual se entregou em Redenção por nós".
Ora, em nenhum lugar da Bíblia está dito, nem implicitamente, que a INTERMEDIAÇÃO para fins de Redenção exclui a INTERMEDIAÇÃO para outros fins tais como: um pedido aos santos ou a Maria para que INTERCEDAM junto ao Filho ou ao Senhor Deus em favor de um vivo.
Portanto, se Jesus é o Único APENAS para Redenção, conclui-se que outros (inclusive Ele), vivos ou mortos, podem INTERCEDER por nós junto ao Senhor Deus.
2. Segundo Argumento para a INTERCESSÃO dos Santos
2.1 - Argumento da Lógica humana
Tudo o que a mente humana é incapaz de abarcar mas que a Palavra de Deus nos REVELA através da Bíblia é verdade e é matéria de fé.
Ora, o próprio Deus afirma que os santos que já estão vivendo na sua glória INTERCEDEM por nós que ainda estamos aqui na terra, na esperança da ressurreição.
Portanto, os santos INTERCEDEM a Deus por nós ou nós podemos INTERCEDER aos santos em nosso favor.
2.2 - Argumento da Lógica divina"E o Seenhor Deus me disse: 'ainda que Moisés e Samuel se apresentem diante de mim, o meu coração não se voltaria para esse povo" (Jeremias 15, 1)
Ora, se Deus reconhece que os mortos ou santos (no caso, Moisés e Samuel) podem INTERCEDER diante dele, embora assim não o tenham feito,
Conclui-se, portanto, que, dentre os mortos, apenas os que estão na glória de Deus, não os que se condenaram ao inferno, podem INTERCEDER por nós e, de fato, INTERCEDEM.
3. Terceiro Argumento para a INTERCESSÃO dos Santos
3.1 - Argumento da Lógica humana
O Senhor Deus, através de especial INTERCESSÃO dos Santos que já estão na sua glória (não dos mortos que se condenaram) concede favores a nós que ainda estamos aqui na terra.
Ora, o Senhor Deus, numa deferência toda especial a Davi, que já era morto, mas que era, também, um Santo ainda aguardando a Redenção do gênero humano, promete favores a seu filho Salomão.
Portanto, o Senhor Deus nos REVELA que existe a INTERCESSÃO dos Santos.
3.2 - Argumento da Lógica divina
"O Senhor Deus disse-lhe então: ... vou tirar-te o reino e dá-lo a teu servo. Todavia, em atenção ao teu pai, Davi, não o farei durante a tua vida..." (1 Reis 11, 11-12).
Ora, o Senhor Deus vai prestar um favor a um vivo (Salomão. O favor da não retirada do reino), em atenção a um morto, Davi, que estava aguardando a entrada no "Seio de Abraão" (Lucas 16, 22)
Portanto, o Senhor Deus leva em consideração os pedidos e a INTERCESSÃO dos mortos (é claro, daqueles mortos que já estão junto a ele, ou seja, dos Santos)
4. Quarto Argumento para a INTERCESSÃO dos Santos
4.1 - Argumento da Lógica humana
Outro princípio da Lógica Formal, afirma que todo aquele que vai julgar algo ou uma pessoa deve conhecer a matéria ou a pessoa a serem julgadas.
Ora, os Santos, conforme dito na Bíblia, julgarão o mundo.
Portanto, os Santos (que são nossos mortos que já desfrutam da glória de Deus), para julgarem, devem conhecer o mundo dos vivos.
4.2 - Argumento da Lógica divina
O Senhor Deus inspirou São Paulo em 1 Cor 6, 2: "Não sabeis que os Santos julgarão o mundo?".
Ora, o mundo a que São Paulo se referia é o nosso mundo dos vivos.
Portanto, os Santos, para nos julgarem, devem conhecer nossas necessidades, isto é, devem ter contato com nossa realidade.
5. Quinto Argumento para a INTERCESSÃO dos Santos
5.1 - Argumento da Lógica humana
Os Santos são amigos de Jesus e Jesus tem muito gosto por seus amigos. Nós, os vivos, sabendo que o Senhor Deus gosta dos amigos de seu Filho (no caso, seus Santos), podemos usar o artifício de pedir a esses Santos que INTERCEDAM por nós junto ao seu amigão que é Jesus, mesmo porque, em nenhum lugar da Bíblia, está dito que os Santos não podem INTERCEDER.
Ora, se Jesus atende a seus amigos e se não há nenhuma proibição do próprio Deus para isto,
Conclui-se que o Senhor Deus gosta de que, não só peçamos a INTERCESSÃO de seus amigos, os Santos, como também Ele atende ao pedido de seus amigos.
5.2 - Argumento da Lógica divina
Nosso Senhor Jesus Cristo disse em Marcos 9, 40: "Pois quem não é contra nós, é a nosso favor".
Ora, não é contra Jesus nós, os vivos, dirigirmo-nos a seus amigos, os Santos, para lhes pedirmos uma INTERCESSÃO junto a Ele ou ao Pai.
Portanto, Jesus, o único INTERMEDIÁRIO (de Redenção) entre nós e o Pai, gosta que seus amigos vivos e os Santos INTERCEDAM uns pelos outros.
" A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade" (1 Tim 3,15)
" Todo aquele que divide Jesus é um anti-cristo" (1 Jo 4,3)

4 comentários:

  1. Pelo amor do meu bom Deus...
    Alguma vez vocês já ouviram falar em 10 mandamentos???
    A Bíblia é clara...
    E contra fatos não há argumentos...

    Deuteronômio 5.8 — “Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.
    --------------------------------------------------------------------------------
    5.9 Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam e castigo também os seus descendentes, até os seus bisnetos e trinetos.

    Ninguém divide Jesus, as pessoas é que por má interpretação, ou qualquer outra coisa do gênero, deturpam descaradamente a palavra de Deus...

    Diz Jesus na Bíblia:
    "Ninguém vai ao Pai, SE NÃO POR MIM."

    Sinto muito decepcioná-lo, mas alguém te enganou...

    Siga a palavra de Deus, somente a palavra de Deus... e ela o libertará...

    ResponderExcluir
  2. amigo no mesmo livo do êxodo cap 25, ele manda fazer imagens de escultura para colocar no templo e na arca!

    ele se refere a imagens de falsos deuses!!

    tanto a doutrina catolica quanto a protestante são monoteístas, isso acredita em um deus!

    no momento em q vcs nos julgam ao dizer q adoramos falsos deuses esta entrando em discórdia consigo mesmo e julgando a doutrina una santa apostólica em politeista

    fazer imagens e venerar os santos pelos serviços prestados a deus é homenagear a vida virtuosa q eles tiveram! só! va lêr amigo

    ResponderExcluir
  3. Esse blog usa uma lógica engracada.

    ResponderExcluir
  4. AMIGO IMAGENS DE OUTROS DEUSES, PORQUE VC NÃO FALA DAS IGREJAS PROTESTANTES QUE TEM IMAGENS? COMO SI EXPLICA? VCS VIVEM CAINDO EM CONTRADIÇÃO VEJA NUM POST ACIMA UM CANTORA ENVAGELICA DIANTE DA IMAGEM. TIRE A FENDA DE SEUS OLHOS.

    ResponderExcluir