top

create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 8 de agosto de 2009

Porque o nome protestante?

O Termo protestante em suma, surgiu após o ex-monge Martinho Lutero propor 95 teses que eram contrárias ao ensinamento da Igreja.
Julgados infundados pelo magistério da Igreja recusando-os por serem verdadeiras heresias, Lutero revoltado e contrariado por não ter seu ego satisfeito prega essas heresias contra do castelo de Wittenbert, Alemanha. Iniciando aí o que se chama de “Reforma protestante” dando origem a quatro correntes protestantes Luteranismos, Reformados, Anabatistas e Anglicanos.
Que heresias são essas? Estas heresias deram origem as quatro “solas” protestantes. Sola Scriptura (somente a escritura é válida, ignorando a tradição da Igreja), Sola fide (Só a fé é necessária para a salvação, as obras não), Sola Gratia (somente a Graça de Deus é capaz de salvar, como se a Igreja não cresce nisso), Sola Christus (Ignorando a Igreja Católica como fundada diretamente por Cristo) e por fim a Soli Deo Gloria (Prestar Glória apenas a Deus. Ignorando a diferença de Dulia (honra devotada aos Santos) e latria (Adoração prestada somente a Deus)).
Poderia perguntar-me porque então essas heresias propagaram-se e ganharam tanta amplitude. A questão é que nesta época na Alemanha a impressa começava a caminhar. E Lutero e seus posteriores corruptores usaram desse recurso para propagar seus textos heréticos. Para fundamentá-los melhor, dar embasamento ao que falava Lutero ao traduzir a Bíblia do Latim para a língua vernácula adulterou-a, mudando sentido de palavras e até mesmo adicionando outras que não constavam no original. Exemplo disso está em Rm 3,28. “O homem é justificado somente pela Fé”.. Inseriu o “somente” para justificar sua “Sola Fidi”.
Além de remover os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14. Baseando-se em um preceito nacionalista Judeu para fundamentar essa mudança. Mas a questão é que com tais livros, ainda adulterando-os, seria simplesmente impossível fundamentar o protestantismo, coisa que hoje já é difícil e necessita de grande estrabismo hermenêutico.
Ainda que problemática e nociva, a Reforma Protestante foi também uma graça concedida a Igreja. Visto que após tal ocorrência inicia-se a contra-reforma, a partir do Concílio de Trento, o mais longo e mais vindouro concílio da Igreja que tratou dos assuntos referentes ao protestantismo; que foi realizado em três períodos entre os anos de 1545 a 1563. A Igreja, neste Concílio, oficializou os seminários, a autoridade dos bispos, a real presença de Jesus na Eucaristia, a unificação do ritual da Missa (Daí o nome de Missa Tridentina) entre inúmeras outras medidas disciplinares adotadas. Preparando assim a Igreja para os novos tempos e “novas heresias” (que na realidade não eram tão novas, tanto que a idéia de opor matéria e espírito, enquanto favorecendo o posterior, é um pouco Gnóstico nesta consideração).
“O Espírito diz expressamente que nos tempos vindouros, alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores e doutrinas diabólicas” (1 Tm 4,1).
“Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Tendo nos ouvidos o desejo de ouvir novidades, escolherão para si, ao capricho de suas paixões, uma multidão de mestres. Afastarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas?”(2 Tm 4,2-4).
E como surgiu o nome evangélico entre os protestantes?
O nome evangélico se dá ao fato de nossos irmãos julgarem viver corretamente o Evangelho instituído por Cristo, como se nós Católicos não vivêssemos.Fazendo uma alusão a um pseudo-resgate do Cristianismo Primitivo(coisa que não é real) se denominam dessa forma. Porem Todo Católico é também Evangélico, e posso dizer que nós sim vivemos verdadeiramente o Evangelho de Cristo. Por quê?
O Protestantismo aboliu o sacerdócio (Mt 18, 18) e o sacramento da ordenação, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (At 6, 1-6; 14,22) (1 Tm 4, 14) (2 Tm 1,6).
O Catolicismo retém a noção de Paulo da viabilidade espiritual de um clero celibatário (1 Cor 7, 8; 7, 27 ; 7, 32) (Mt 19,12).
O Protestantismo rejeita o papado, apesar da Tradição Cristã profunda, e da forte evidência na Bíblia da preeminência de Pedro como a pedra da Igreja. Ninguém nega que ele fosse algum tipo de líder entre os apóstolos. Como sabemos, o papado é derivado desta primazia: (Mt 16,18-19) (Lc 22,31-2) (Jo 21,15-17) são as passagens “papais” mais diretas. O nome de Pedro aparece primeiro em todas as listas dos apóstolos; até mesmo um anjo insinua que ele é o líder deles (Mc 16,7), e ele andou pelo mundo como tal (At 2,37-8,41). Ele faz o primeiro milagre na Igreja (At 3,6-8), profere o primeiro anátema (At 5,2-11), é o primeiro a ressuscitar um morto (At 9,40-41), o primeiro a receber os Gentios (At 10,9-48), O nome dele é mencionado mais freqüentemente que todos os outros discípulos reunidos (191 vezes). Essas são algumas evidências que destacam Pedro dos outros Apóstolos.
Nós resolvemos nossas pendências como os primitivos cristãos que tiveram seu primeiro concílio em Jerusalém (59 d.C.) explícito em At 15,19-21 do qual a palavra final foi de São Pedro.
Foi pelo fato da Igreja antiga ser Católica (termo que significa Universal), que as palavras de São Paulo “uma só fé” (cf. Ef 4,5) pôde se cumprir.
Estes são alguns dos vários argumentos que demonstram claramente o quanto o Católico é Evangélico. E lembremo-nos da Advertência em Atos 20,28-30:
“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos.”
A Paz de Cristo! Espero que minha breve justificação tenha elucidado essas duas questões levantadas. Caso tenha novas dúvidas, estou à disposição.
Por Cristo e pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana,
Apologista André Luiz T. Calcagno

5 comentários:

  1. Olá André Luiz, gosto muito de ler a bíblia e tenho algumas dúvidas... Talvez você possa me ajudar. Você afirmou que o Catolicismo retém a noção de Paulo da viabilidade espiritual de um clero celibatário. Mas, tenho procurado por isto e percebi que os apóstolos eram casados... O próprio Pedro, que é o primeiro Papa, foi casado, pois Jesus curou sua sogra. Além disso, a bíblia afirma em I Timóteo 3:2-4, que o bispo deve ser marido de uma só mulher... e deve ter seus filhos sob disciplina, pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da Igreja de Deus. Sendo assim, deve ou não deve ser casado?...
    Você declarou ainda que a palavra final foi de Pedro no primeiro concilio em Jerusalém, fui conferir e pude observar que quem deu a palavra final, foi na verdade o Apóstolo Tiago, em Atos 15, a partir do versículo 13. Então quem era o líder? Já ouvi dizer que era Tiago, pois ele é citado sempre primeiro (Atos 21:18), A bíblia também diz que Pedro mandou anunciar a Tiago e aos irmãos tudo o que estava acontecendo (Atos 12:17). O próprio Apóstolo Paulo diz que resistiu a Pedro na face, pois quando chegaram os da parte de Tiago ele se foi retirando do meio dos gentios (Galatas 2:11,12)como se Pedro estivesse com receio do líder Tiago. Estou querendo mesmo saber sobre quem era o Líder e por fim, o primeiro Papa, pois o próprio Apóstolo Pedro afirma em sua carta que a pedra é Cristo (I Pedro 2:3,4) Mas, cremos que Ele Pedro é a pedra. Pode por favor, me esclarecer isto. Aguardo ansioso. Abraço Alex

    ResponderExcluir
  2. ESTES LINKS TEM AS RESPOSTAS QUE VC TEM DUVIDA:

    http://afeexplicada.wordpress.com/2012/05/25/respostas-aos-protestantes-sobre-o-celibato/

    http://www.filhosdapaixao.org.br/escritos/esclarecimento/002_celibato.htm

    http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/aposse.html

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas respostas, gostaria ainda de saber, se puder a respeito de minha segunda dúvida, repito aqui:
    Você declarou ainda que a palavra final foi de Pedro no primeiro concilio em Jerusalém, fui conferir e pude observar que quem deu a palavra final, foi na verdade o Apóstolo Tiago, em Atos 15, a partir do versículo 13. Então quem era o líder? Já ouvi dizer que era Tiago, pois ele é citado sempre primeiro (Atos 21:18), A bíblia também diz que Pedro mandou anunciar a Tiago e aos irmãos tudo o que estava acontecendo (Atos 12:17). O próprio Apóstolo Paulo diz que resistiu a Pedro na face, pois quando chegaram os da parte de Tiago ele se foi retirando do meio dos gentios (Galatas 2:11,12)como se Pedro estivesse com receio do líder Tiago. Estou querendo mesmo saber sobre quem era o Líder e por fim, o primeiro Papa, pois o próprio Apóstolo Pedro afirma em sua carta que a pedra é Cristo (I Pedro 2:3,4) Mas, cremos que Ele Pedro é a pedra.
    Grande abraço... Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resposta para sua duvida:

      http://razoavelcrer.blogspot.com.br/2012/06/o-primeiro-concilio-da-historia.html

      Excluir
  4. Eu discordo totalmente disto. Eu creio que Lutero tenha protestado por causa das heresias que o catolicismo criou. Primeiro foi a do Purgatório que não tem nenhum fundamento bíblico. Segundo a virgindade eterna de Maria. E terceiro a adoração a ídolos (ou seja, imagens ou esculturas). Em Êxodo, capitulo 20, versículo 4 fala: "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra."

    ResponderExcluir