top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O PAPEL DA IGREJA NA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL – Parte I

Este assunto é para a familia católica sobre as grandes contribuições da igreja para a ciência eo desenvolvimento da cultura ocidental,você que tem filhos na idade para entrarna faculdade,tome cuidado faça seu filho ler estas matérias,porque nas faculdades pregam que a igreja é um atraso de vida e que DEUS não existe,sendo assim envenenando seu filho.segue abaixo as materias feitas por grandes historiadores e suas bibliografias,para depois não entrar algum protestante dizendo que a igreja inventa.valendo salientar que o que vai ser citado é de autoria do professor Felipe Aquino.
BibliografiaThomas Woods, “How The Catholic Church Build Western Civilization”, 2005, Regnery, Publishing, Inc.Rops, Henri-Daniel, “História da Igreja de Cristo”, Ed. Quadrante, 10 vols., 1988, SP.Charle, C.; Verger, J.; “História das Universidades”; Editora da Unesp: São Paulo, 1996.Gimpel, Jean, “The Medieval Machine: The Industrial Revolution of the Middle Ages”, NY: Holt, Rinehart, and Winston, 1976.Jaki, Stanley L., “The Savior of Science”, Grand Rapidis, Mich.: Eerdman, 2000.Le Goff, Jacques, “Para Um Novo Conceito de Idade Média”, Lisboa: Estampa, 1980; “História das Cavernas ao Terceiro Milênio”, 1ª ed., São Paulo: Moderna, 1997.Marchi, Cesare, “Grandes Pecadores, Grandes Catedrais”, Livraria Martins Fontes Editora Ltda, SP, 1991.Pernoud, Régine, “Idade Média: o que não nos ensinaram”; Ed. Agir, Rio de Janeiro 1979.Stark, Rodney, “For The Glory of God”; Princeton University Press, 2003.Wolff, Philippe, “Outono da Idade Média ou Primavera dos Tempos Modernos?” São Paulo, Martins Fontes, 1988.Wolf, A., “A History of Science”, Technology and Philosophy in the 16th and 17th Centuries; London: George Allen Unwin, 1938Montalembert, Charles, “The Monks of the West: From Saint Benedict to Saint Bernard”, vol. 5, London, Nimmo, 1896.Goodel, Henry H., “The Influence of the Monks in Agriculture”; University of Massachusetts, State Board of Agriculture, August 23, 1901, 22.Berman, Harold J., “The Influence of Christianity Upon the Development of Law”, Oklahoma Law Review ,12 (1959).Berman, Harold, “The Interaction of Law and Religion” (Nashville Tenn.: Abringdem Press.Schuster, O.S.B., Cardeal A. Ildefonso, “História de S.Bento e de Seu Tempo”, Edições Lumen Christi, Mosteiro de S. Bento, Rio de Janeiro, 1956.Schumpeter, Joseph, “A History of Economic Analysis”, N. Y., Oxford University Press, 1954.Currol, Vicent and David Shiflert, David, “Christianity on Trial”, San Francisco, Encorenter, 2002.Heilbron, John L., “The Sun in the Church: Cathedrals as Solar Observatories”– Cambridge: Harvard University Press, 1999.Aquino, Felipe RQ – “Uma história que não é contada”, Ed. Cleófas, 2007. Lorena, SPThomas Woods :“Bem mais do que o povo hoje tem consciência, a Igreja Católica moldou o tipo de civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos. Embora os livros textos típicos das faculdades não digam isto, a Igreja Católica foi a indispensável construtora da Civilização Ocidental. A Igreja Católica não só eliminou os costumes repugnantes do mundo antigo, como o infanticídio e os combates de gladiadores, mas, depois da queda de Roma, ela restaurou e construiu a civilização”. (pg 7)ENSINO PELA IGREJANo séc. VI São Cesário de Arles - Concílio de Vaison (529) - criar escolas no campo; bispos assumiram isso.“Os sacerdotes mantenham escolas nas aldeias, nos campos; se qualquer dos fiéis lhes quiser confiar os seus filhos para aprender as letras não os deixem de receber e instruir, mas ensinem-lhes com perfeita caridade. Nem por isto exijam salário ou recebam recompensa alguma a não ser por exceção, quando os pais voluntariamente a quiserem oferecer por afeto ou reconhecimento” (Teodulfo, bispo de Orléans no séc. VIII).A Igreja montou para Carlos Magno (†814) a sua política escolar; e retomou a tarefa educadora no séc. X III Concílio de Latrão (1179), Papa Alexandre III (1159-1181), ordenou ao clero que abrisse escolas por toda a parte para as crianças, gratuitamente. Obrigou a todas as dioceses terem ao menos uma.O IV Concílio ecumênico do Latrão (1215), renovou este decreto.A CONTRIBUIÇÃO DOS MONGESForam os monges da Igreja que preservaram a herança literária do mundo Antigo após a queda de Roma diante dos bárbaros em 476.Até o século XIV a Ordem de S. Bento já tinha dado a Igreja 24 papas, 200 cardeais, 7000 arcebispos, 15.000 bispos e 1500 santos canonizados, 37.000 mosteiros. Tinha inscrito na Ordem 20 imperadores, 10 imperatrizes, 47 reis e 50 rainhas. [Schuster, O.S.B., Cardeal A. Ildefonso, “História de S.Bento e de Seu Tempo”, Edições Lumen Christi, Mosteiro de S. Bento, Rio de Janeiro, 1956. 1956].Em 1100 a Comunidade cluniense (Cluny, 910) contava com 1450 casas, 10 mil monges, 815 na França, 109 na Alemanha, 23 na Espanha, 52 na Itália e 43 na Grã-Bretanha.No séc. XII havia só na França 70 abadias com escolas. Todos os grandes bispos tinham escolas; na França, no séc. XII havia mais de 50 escolas episcopais.As disciplinas: “trivium” (gramática, dialética e retórica) e “quadrivium” (artimética, geometria, astronomia e música). Havia o ensino técnico de como trabalhar o ouro, prata e cobre. Especializações: Chartres (letras), Paris (teologia), Bolonha (direito), Salerno e Montpellier (medicina).“Nossos livros são nossos deleites e nossa riqueza em tempo de paz, nossas armas ofensivas e defensivas em tempos de guerra, nosso alimento quando estamos famintos, e nossa medicina quando estamos doentes” (Montalembert, Charles, “The Monks of the West: From Saint Benedict to Saint Bernard”, vol. 5, London, Nimmo, 1896, p. 142).AS UNIVERSIDADES DA IGREJA Daniel Rops: “a Igreja passou a ser a matriz de onde saiu a Universidade” (DR vol. III, pág. 345).Bolonha (1158), com 10 mil estudantes (italianos, lombardos, francos, normandos, provençais, espanhóis, catalães, ingleses germanos, etc.).A universidade de Oxford, na Inglaterra surgiu de uma escola monacal apoiada pelo Papa Inocêncio IV (1243-1254) em 1254.Até 1440, na Europa 55 Universidades e 12 Institutos de ensino superior, onde se ministravam cursos de Direito, Medicina, Línguas, Artes, Ciências, Filosofia e Teologia. Todos fundados pela Igreja.O Papa Clemente V (1305-1314) no Concílio universal de Viena em 1311, mandou que se instaurassem nas escolas superiores cursos de línguas orientais (hebreu, caldeu, árabe, armênio, etc.), o que em breve foi feito também em Paris, Bolonha, Oxford, Salamanca e Roma.A Universidade de Roma, La Sapienza, foi fundada em 1303, pelo Papa Bonifácio VIII (1294-1303), com o nome de “Studium Urbis”.Das 75 Universidades criadas de 1100 a 1500, 47 receberam a Bula papal de fundação, muitas outras que surgiram do poder secular, receberam em seguida a confirmação pontifícia, com a concessão da Faculdade de Teologia ou de Direito Canônico. (Sodano, 2004).Para Inocêncio IV (1243-1254) a Universidade era o “Rio da ciência que rege e fecunda o solo da Igreja universal”, e Alexandre IV (1254-1261) a chamava de: “Luzeiro que resplandece na Casa de Deus” (DR, vol III, pg.348).Na França havia uma dezena de universidades: Montepellier (1125), Orleans (1200), Toulouse (1217), Anger (1220), Gray, Pont-à-Mousson, Lyon, Parmiers, Narbonne e Cabors.Itália: Salerno (1220), Bolonha (1111), Pádua, Nápoles,.... Inglaterra: Oxford (1214), nascida das Abadias de Santa Frideswide e de Oxevey, Cambridge.Praga na Boêmia, Cracóvia (1362), Viena (1366), Heidelberg (1386).Na Espanha: Salamanca,, São Tiago de Compostela (1100); Valladollid Portugal: Coimbra.Data Publicação: 10/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário