top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 30 de janeiro de 2011

A pérola preciosa - EB

Revista: "PERGUNTE E RESPONDEREMOS"

D. Estevão Bettencourt, Osb

Nº 508, Ano 2004, Página 433

(Mt 13, 45s)

Jesus compara o Reino dos Céus a uma pérola preciosa que um mercador descobriu e adquiriu em troca de todos os seus bens (Mt 13, 45s).

Era muito caro aos antigos o simbolismo da pérola, pois ela é algo de misterioso: muito bela, mas escondida no mar, dentro de uma ostra. Os antigos eram levados a crer que tal realidade resultava de um portento... portento que ocorre quando um raio de sol consegue penetrar na água do oceano e a torna fecunda. A pérola assim seria o fruto do casamento do fogo com a água; aí estaria a explicação do seu valor.

Transpondo este simbolismo para a esfera cristã, verificamos que tem muitos significados. Antes do mais diremos que Cristo é a pérola preciosa por excelência, pois tem origem na união de Deus Filho todo-poderoso com a frágil natureza humana, união na qual ele é o Esposo e ele a esposa.

O reino dos céus - que tem início no coração de cada cristão - prolonga o portento, apresentando dois aspectos:

1) é paradoxal, com paradoxal é, para "o bom senso humano", o plano de Deus. Diria São Paulo: "Trazemos um tesouro em vaso de argila" (2Cor 4,7). É o Imortal dentro do mortal, o Novo dentro do velho, o Já dentro do ainda não.

2) A pérola está oculta dentro de uma concha no fundo do mar, de modo que só quem olha em profundidade a descobre. Isto quer dizer que somente a fé percebe o tesouro latente no íntimo do cristão; a mera razão humana não o alcança.

Quem toma consciência de que existe esse tesouro latente no íntimo do fiel cristão, dará como fez o mercador da parábola: com grande alegria trocará tudo o que lhe esteja à disposição por aquela pedra preciosa; trocará a multiplicidade dispersiva pela unidade e, embora aparentemente empobrecido, saberá estar mais rico do que antes. Há várias vias ou vocações (o matrimônio, a vida consagrada, o ministério sacerdotal...) para chegar ao pleno gozo da pérola preciosa, mas existe uma só meta para todos. A caminhada pode ter seus momentos difíceis, pois implica orientar-se por valores que os olhos não vêem. Acode, porém, o Apóstolo observando: "O que se vê, é passageiro; o que não se vê é eterno" (2Cor 4, 18). Muito sabiamente diz o Apóstolo três vezes: "O justo vive de fé" (Rm 1, 17; Gl 3, 11; Hb 10, 38). De resto, o tesouro oculto vai-se revelando aos poucos a todo coração sincero e fiel, de tal modo que, ainda caminheiro, o cristão antegoza, de algum modo, a fruição do eterno.

O mês de outubro é o mês do Rosário. Seja cada conta do Rosário o penhor de que o(a) orante mais e mais descobrirá a pérola preciosa que está latente no fundo desse mar que é a Igreja (início do Reino) e que é também o fundo do coração do cristão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário