top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Questões de Fé - Parte 5

ORAÇÃO:

Devemos ser assíduos à vida de oração. Existe a oração de Súplica: Filipenses 4,6; I Timóteo 2, 1ss; Lucas 18,38ss - ensina que o Senhor, embora saiba as nossas necessidades, quer que lhe contemos. Quem reza se salva, m não reza se condena. Rezar e orar tem o mesmo significado.

Tanto faz dizer eu rezo como eu oro. Devemos repetir as palavras com por exemplo a reza do terço? Sim, Deus não condena repetir as palavras. A Bíblia ensina repetir as mesmas palavras. Os Judeus e Cristo e os Apóstolos repetiam as palavras dos Salmos 136 e 113-118. Um rezava e os demais repetiam o refrão: "Pois seu amor é eterno" por 26 vezes.

No Getsemâni Jesus rezou, repetindo três vezes as mesmas palavras. Veja Mateus 26, 36-44.

Pastores ignorantes da Bíblia é que interpretam mal o que está em Mateus 6,7. O verbo traduzido por repetições tem o significado de tagarelar, falar sem pensar, amontoando palavras vazias. A ênfase deve ser colocada sobre vãs e não sobre repetições. Condena-se aqui as palavras sem significado. Ao rezarmos o rosário repetimos várias vezes palavras importantes, de alto significado e bíblicas. Devemos rezar em casa, a sós e com a Família, mas acima de tudo, as orações litúrgicas da Missa, na Igreja, com os irmãos. Jesus ia sempre orar no templo: Lucas 4,16; 19, 46-47; 24-53. Leia ainda Lucas 18,10.

Uma boa prática é a oração oficial da Igreja. Adquira o "Livro das Horas", editado pela Editora Companhia Ilimitada - Caixa Postl 7781 - CEP 01064-970 - São Paulo - SP. Ali contém as orações de cada dia. É maravilhoso.

ORAÇÃO PELOS MORTOS:

É bíblica, necessária e altamente elogiável. Leia Tobias 4,18; Eclesiástico 7,37; 2 Macabeus 12, 43. Comparando 2 Timóteo 1, 16-18 com 4,19 percebe-se que Onesíforo já havia falecido quando São Paulo escreveu essa carta e ora em favor da alma dele.

Os túmulos, as catacumbas dos católicos da antigüidade, no século I revelam a prática saudável das orações pelos mortos.

ORDENS RELIGIOSAS E SECULARES:

Pouco tempo após eu ter deixado de ser pastor protestante, chegou às minhas mãos um folheto altamente mentiroso e calunioso, onde entre tantas besteiras, o autor, pastor em Campinas-SP, afirmava que as Ordens Religiosas da Igreja demonstram uma divisão na Igreja e traça o infeliz "cabriteiro" em seu pasquim mal escrito e pior pensado, um paralelo entre aquelas Ordens e a escandalosa e pecaminosa divisão entre as seitas (hoje divididas em cerca de 30 mil). No Brasil surgem três seitas por dia. Ora, qualquer católico e até não católico honesto sabe que as Ordens Religiosas - todas elas reconhecem o Papa como Pastor comum. Já as seitas seguindo as suas tradições amontoavam para si milhares de pequenos "papas".
Por que existem tantas Origens Religiosas e Seculares na Igreja, como beneditinos, dominicanos, franciscanos, etc. Movimentos Eclesiais Seculares como Comunhão e Libertação, Focolares e Opus Dei? São o agir do Espírito Santo que revitaliza a sua Igreja. As diferenças são apenas de carismas de serviço. Todos crêem e professam a mesmíssima Fé.

PADRE / PAI:

Algumas seitas interpretam versículos fora do contexto, como é comum na leitura bíblica que fazem, alegando que é pecado chamar alguém de Padre/Pai a não ser o Pai do Céu.

Se eles - os crentes - lessem os versículos que vem antes e os que vem

depois não cometeriam tantos erros.

É claro que Cristo ensinou outra coisa completamente diferente desses chefes de seitas. A interpretação das seitas é absurda, caso contrário nós nunca poderíamos chamar os nossos progenitores de pais.

A Bíblia é a Palavra de Deus e é preciso aprender que versículos difíceis, obscuros, devem ser lidos à luz do mais claro. Leia por favor Êxodo 20,12; Mateus 15,4; Deuteronômio 27,16 e Lucas 2, 48. Há também os pais espirituais, como os nossos Padres. Leia Romanos 4, 11-12.

PECADO:

As seitas, não conhecendo corretamente o que diz a Palavra de Deus, afirmam que não existe o chamado pecado mortal; enfim não fazem distinção entre pecado mortal e pecado venial, isto é, pecado leve. Vamos ver o que diz essa mesma Bíblia que as seitas procuram decorar mas não compreendem. Leia-se João 19,11; Mateus 7, 3-5; 23,24; I João 5, 16-17.

PECADO OU BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO:
Muitos desses falsos pastores, mercenários cujo deus é o dinheiro, praticam uma teologia do medo. Afirmam que mulheres ao cortarem o cabelo cometem o pecado contra o Espírito Santo. Outros que o pecado contra o Espírito Santo é não dar o dízimo para eles. Outros é o adultério, e ainda outros é sair da seitas deles - só Deus sabe o que mais afirmam esses infelizes pastores.
O que é na verdade o pecado contra o Espírito Santo ?

Foi o pecado cometido pelos judeus fariseus, os quais contra todas as evidências de que Jesus era o Cristo e que agia pelo Espírito Santo declaravam em seu ódio contra Deus que Ele agia por força do diabo. Sabiam a verdade mas agiam por má fé. O pecado ou blasfêmia contra o Espírito Santo como se lê em Mateus 12, 31s (Marcos 3,28s; Lucas 12,10) é saber a verdade e recusar a aceitá-la, é morrer no ódio contra Deus. Por exemplo: é saber qual é a Igreja verdadeira, é saber que Cristo está presente na Eucaristia, é enfim saber a verdade e negando-a e assim permanecer até a morte.

PEDRO, PRIMEIRO PAPA:
A palavra de Deus clarissimamente ensina que São Pedro foi escolhido por Cristo para ser o Primeiro Papa e portanto Chefe da Igreja Católica. Leia-se João 1,42 compare com Mateus 16,13s; Lucas 22,31-32; João 21, 15-18; Atos 12,17 (foi para Roma); Atos 15, 4.7; I Pedro 5,13 (Babilônia, isto é Roma). A Bíblia afirma, a história e a arqueologia comprova.





Nenhum comentário:

Postar um comentário