top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cristão deve estudar muito!

 

Hoje falo do estudo (que se insere na dimensão profissional da nossa vida).
Como é triste ver que nós cristãos, muitas vezes, somos contratestemunhos no mundo porque não estudamos, somos preguiçosos, relapsos. Não somente na Escola ou na Universidade, mas também para o trabalho.

Sim, todo profissional deve estudar sempre e muito! Deve aperfeiçoar-se profissionalmente, atualizar-se.
Vejamos o que diz a Santa Mãe Igreja sobre o trabalho (e obviamente pode-se estender este ensinamento ao estudo também, pois trabalha bem quem estuda muito):
"[...] O trabalho é, pois, um dever: ´Quem não quer trabalhar também não há de comer' (2Ts 3, 10). O trabalho honra os dons do Criador e os talentos recebidos. Também pode ser redentor. [...] O trabalho pode ser um meio de santificação e uma animação das realidades terrestres no Espírito de Cristo." (Catecismo da Igreja Católica, 2427, destaques nossos).
É clássica e verdadeira aquela afirmação de pessoas que não são de "caminhada":
"Esse(a) aí só quer saber de rezar, mas não estuda nada, nem quer saber de trabalhar!"
Que tristeza! Que "desevangelização"!
Como é preocupante ver jovens que passam o dia e a noite, a semana inteira, nos centros de evangelização ou na paróquia, deixando de estudar ou de trabalhar quando deveriam! Se têm um chamado de Deus para a vivência como comunidade de vida, é outra coisa: Deve ser bem discernido, com prudência, com um diretor espiritual maduro, questionador, para se verificar se não é fuga, por exemplo, de um lar problemático, de pais que os rejeitam, ou fuga de si mesmos, de se depararem com sua verdade, por medo de se deixarem transformar pelo Espírito Santo, para assumirem suas responsabilidades, sejam como estudantes somente ou como trabalhadores estudiosos que deveriam ser.
Acolhamos o que diz São Josemaria Escrivá, santo (por isto, atualíssimo), canonizado pelo hoje Beato João Paulo II (se São Josemaria tivesse escrito "tolice", não teria sido canonizado pelo Papa João Paulo II):
“Para ti, estudar é uma obrigação grave. Oras, mortificas-te, trabalhas em mil coisas de apostolado..., mas não estudas. Não serves, então, se não mudas. O estudo, a formação profissional, seja qual for, é obrigação grave entre nós. [Caminho, 334] Para um apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração. [Caminho, 335] Se tens de servir a Deus com a tua inteligência, para ti estudar é uma obrigação grave. [Caminho, 336] Frequentas os Sacramentos, fazes oração, és casto... e não estudas... Não me digas que és bom; és apenas ´bonzinho´. [Caminho, 337] (Grifamos)".
Shalom!
Álvaro Amorim.
Consagrado na Comunidade Católica Shalom.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário