top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O que vem a ser Solla Scriptura?

Bem primeiramente devemos saber o protestantismo tem como base de fé a Solla Scritura e a Solla Fide, ou seja, somente as Escrituras e somente a Fé. Tudo isso desde a revolta de Lutero, que lendo a Epistola de Romanos, vivendo um periodo conturbado de sua fé entendeu que cada um pode ter a inspiracao necessaria para buscar a verdade pela escritura e que somente a fé basta, nao seria assim necessario obras. E para reforçar esta tese que cada um pode ter a inspiracao para entender a palavra de Deus, Lutero negou tudo que fosse além da Biblia como a Sagrada Tradicao e o Sagrado Magisterio, mais acaba se contradizendo, pois a palavra oral antecedeu a escrita, e o Magisterio atraves de concilios decretou os livros quefariam parte da Biblia hoje.Mais vamos nos ater a Solla Scriptura, que também é para os protestantes o “Livre exame” da biblia, nela o protestante lê a biblia e a interpreta, muitas vezes sem ter o minimo de noção de como era o pensamento da epoca das pessoas citadas, o que o hagiografo (Escritor Sagrado) estava querendo transmitir com as palavras citadas, enfim somente se baseando em suas proprias ideias. Mais será possivel o homem hoje ser o mesmo que a há mais de 2000 anos atras? Por isso que eu digo que o protestante na maioria das vezes cae no chamado fundamentalismo biblico, ou seja, seguir a biblia de acordo com o que ela diz, vamos supor aquele versiculo que Jesus manda arrancar seu olho se ele te leva a pecar (Mt 18:9), não demorará o dia que aparecerá uma seita protestante só de cegos ou caolhos :-)
Na biblia nunca vemos Jesus ou os Apostolos pregando a leitura da Biblia, que todos sao inspirados para lerem a biblia e entenderem por si mesmo, até porque não existia a Biblia neste epoca, ela foi feita pelo Concilio de Hipona e Cartago em 350 DC, até ai foi-se divulgado a Boa Nova somente oralmente, é o que hoje chamamos de Sagrada Tradição, é o ensinamento da Igreja Primitiva, passada por Jesus, Apostolos e Santo Padres, oralmente.
Vemos que Jesus e nem os Apostolos tinham a intenção de fazer a biblia até entao porque Jesus disse aos apostolos em Mc 16,15 Ide e pregai o Evangelho, se fosse necessariamente ser lido o Evangelho, Jesus diria, Ide e copia tudo que eu disse e distribua as pessoas que crerem. Até mesmo Paulo nao teve a intenção de fazer de suas Epistolas parte da Biblia hoje, haja visto queforam muitas cartas escritas por ele e poucos foram encontradas, e estas mesmas cartas seriam para resolver problemas das comunidades cristas recem-criadas .Paulo mesmo por muitas vezes prega a Tradição Oral, creio eu que o que diz mais claramente que a Verdade nao esta escrito em Papel mais nos coracoes veja:
II Corintios 3: 2-3 “VÓS mesmos sois a nossa CARTA, ESCRITA EM VOSSOS CORAÇOES, CONHECIDA E LIDA POR TODOS OS HOMENS por todo. Nao ha duvidas de que vos sois uma CARTA de Cristo, REDIGIDAS por nosso ministerio e ESCRITAS NAO COM TINTAS, mas com o espirito de Deus vivo, NAO EM TABUAS DE PEDRA, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações “
São muitas citações de Paulo referente a tradição que os protestantes normalmente ignoram , realmente Joao mesmo disse que se tudo que Jesus fez e disse nao seria possivel por em todos os livros do mundo, portanto nem tudo que Jesus viveu esta escrito mais muito foi transmitido atraves da doutrina dos apostolos e pregações:
João 21,25: “Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos.”
Entre tantas citações da Biblia sobre a tradição gostaria de colocar algumas aqui para efeito de estudo veja só:
Sobre as palavras recebidas de Paulo por pregacoes:
II Timoteo 1:13 Toma por modelo O QUE RECEBESTE DE MIM sofre a fé e o amor de Jesus Cristo”
Colossenses 2:6 “Como de NOSSA PREGACAO RECEBESTES o Senhor Jesus Cristo, vivei nele, enraizado e edificado nele, inabalaveis na fé em que FOSTES INSTRUIDOS com o coracao a transbordar de gratidao”
Romanos 6:17 “Graças a Deus, porém quedepois de terdes sidos escravos do pecado, obedeceste de coração a regra da DOUTRINA NA QUAL TENDES SIDO INSTRUÍDO”II Tessaloniscensse 2:15=”conservai as TRADICOES que aprendestes, seja por nossas PALAVRAS ou por nossas cartas”
II Tessaloniscensse 3:6= evitei a convivencia de todo irmao que leve vida ociosa ou contraria a TRADIÇAO que de nós tendes recebido.
Como se pode ver são inumeras passagens da Biblia que afirma claramente a tradicao, A leitura da Palavra é boa desde que se tenha uma base, nós catolicos somos assim, temos a base que é a nossa catequese, nao temos nossas casas erguidas sobre a areia que pode cair a qualquer sopro (Cf. Mateus 7:26).
Um exemplo melhor é você imaginar uma trilha na floresta, Jesus nao quis que ninguem se perdesse no caminho de Deus, por isso deixou a Igreja para que Pedro apascentasse suas ovelhas, entao desde a Igreja primitiva temos estas trilha onde muitos passaram nestes 2000 anos de historia, só que muitos tambem querem adentrar mata adentro, se acham iluminados o suficiente para chegar ao destino por si mesmos, trilhando para si novas trilhas isso pode se dizer como auto-suficiencia, é o que ocorre com os protestantes, sao auto-suficientes querem por eles mesmo atraves de suas proprios meios chegar até Deus.
Pedro mesmo sabendo que a má instrução ou interpretação das palavras de Deus poderia levar as pessoas a se perderem alertou na biblia o perigo da solla scriptura e da interpretacao individual veja:
2 Pedro 1:20 Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.
2 Pedro 3:16 É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.
Proverbios 26:07=”assim como um espinheiro está na mão de um bêbado, assim está a parábola na boca do ignorante”É a Solla Scriptura leva as pessoas a crerem que podem por si mesmas chegarem a luz da palavra de Deus, mais o que ocorre é este supermercado de religioes que existe hoje, cada um interpreta a biblia do seu jeito, nao aceita o que a igreja prega .
Fundam a sua seita com sua concepção de doutrina, sao aproximadamente hoje 28.000 seitas protestantes, cada uma interpretando a biblia diferentemente, para eles apenas aceitando Jesus como Senhor e Salvador basta o resto, a chuva de doutrina é apenas um detalhe. Detalhe este que levam os protestantes a grandes heresias veja:
Inspiradas por Deus, as Testemunhas de Jeová interpretam que Jesus Cristo veio a Terra, mas não é Deus e sim um mero profeta; inspirados pelo mesmo Deus (já que não existe outro),
os Batistas, Luteranos e Calvinistas interpretam que Jesus Cristo é Deus e veio a Terra.
Inspirados pelos mesmo Deus (já que não existe outro), os Judeus interpretam que Jesus Cristo não é Deus e nem o messias, pois, ainda não veio a Terra.
Mais aí você me perguntará quem entao pode entender as Escrituras?
Bem a Escrituras todos podem ler para buscar a edificação, mais nao fazer da biblia um manual para novas doutrinas, por isso eu disse que nos catolicos nos fundamentamos na base firme que a Igreja nos dá e que esta base nao é fruto de um homem que se disse iluminado como por exemplo : Lutero, Calvino, John Knox, john Wesley,Joseph Smith, Edir Macedo,entre outros, e sim no fundamento deixado pelos Apostolos e onde a Sã doutrina esta fundamentada:
Efesios 2:19-20 “Jä não sois hospedes nem peregrinos, mais sois concidadaos dos santos e membros da família de Deus edificados sobre os fundamentos dos APOSTOLOS e profetas”
Qual destas seitas protestantes tem sucessão apostolica?Sera mesmo confiavel se apoiar em doutrinas de pessoas criadas quase que 1500 anos depois de Cristo?
Outra coisa é que Jesus explicitou bem que os misterios do Reino de Deus é revelada somente aos apostolos, quem mais poderia nos dar a verdadeira doutrina senao aqueles queescutaram as explicacoes de cada palavra dita por Jesus na biblia ?Mateus: 10:15 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
Mateus 13:15 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis,porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s).
Marcos 4:34 “E Nao lhes falava a nao ser em parabolas, a sós porém explicava tudo a seus discipulos
Estas afirmações mostram onde devemos nos apoiar, nao em doutrinas humanas, mais naquela que foi transmitida diretamente por Jesus a seus apostolos e esta ate hoje conosco atraves da Igreja Catolica.
Mais ainda algumas questoes sobre estas seitas me vem a cabeça como:
Sera mesmo todos inspirados por Deus? Sera mesmos todos certos? Sera mesmo possivel todos terem inspiracao necessaria para saber qual doutrina colocar em sua vida? Sera mesmo o livre exame ser algo bom se leva somente a divisao e mais divisao? Sera a divisao algo pregado por Jesus?Bem, eu prefiro ficar com a opiniao da Santa Igreja, que é Una em sua interpretacao em todo mundo e onde a promessa de Jesus esta presente, as portas do inferno nao prevalecerao sobre ela (Mt 28,20)

FONTE ELETRÔNICA:

http://afeexplicada.wordpress.com/2011/06/04/o-que-vem-a-ser-solla-scriptura-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário