top

create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Conhecendo a Igreja Ortodoxa

A Igreja dita ortodoxa surgiu a partir de um cisma com a Igreja Católica , ocorrido em 1054 ; no qual o Papa Leão IX excomungou o Patriarca Miguel Celulário de Constantinopla.
As divergências já vinham de há muito tempo. Desde os tempos de Carlos Magno.Apenas agravaram-se ao longo dos tempos.
Depois do ano mil , muitos fatores contribuíram para aumentar uma tensão existente , como : a constituição do império ocidental sob Carlos Magno e Oto , o Grande ; a luta pelo culto de imagens ; as reivindicações territoriais dos bizantinos na Itália .
Os Assírios separaram-se da Igreja Antioquina em 451, os Caldeus em 498 e os Armênios em 538.
Separou-se , definitivamente , a Igreja Jacobita da Igreja Antioquina , em 513. Os Maronitas declararam-se independentes do Patriarcado Antioquino em 685 e submeteram-se ao Bispado Romano em 1183, na era do Patriarca Ermia Hamchiti. Em 850 desligaram-se os Gregorianos do Patriarcado Antioquino.
O II Concílio Ecumênico , conferiu ao Bispo de Constantinopla a primazia de honra , depois do Bispo de Roma e o Título de Patriarca. Existiam cinco patriarcados na Antiguidade , Roma , Constantinopla , Alexandria , Antióquia e Jerusalém ; com o Grande Cisma do Oriente no século XI , a tradição comum na sucessão apostólica desses patriarcados foi interrompida e surgiram duas principais linhas de sucessão para esses patriarcados , o Católico e o Cismático. Os ortodxos (cismáticos) também passaram a ter seus próprios arcebispos e patriarcas em outras cidades.
Além dos patriarcados orientais , a Igreja Católica também possui o patriarcado de Lisboa e Veneza ocupados sempre por cardeais .
Os ortodoxos não aceitam o governo universal da Igreja Católica ; contestam a primazia de Pedro e a autoridade da Sé Roma para governar toda a Igreja Cristã. Afirmam não existir um Vigário de Cristo na terra , que não o Espírito Santo .
A autoridade máxima da Igreja ortodoxa é o patriarca , o Arcebispo , sempre em comunhão com o Santo Sínodo .
Os patriarcados nacionais ficam sediados nas capitais das nações de fé ortodoxa.
As Igrejas ortodoxas nacionais são vinculadas ao patriarcado de Constantinopla , que possui autoridade para convocar o Sínodo-geral de toda a Igreja , a fim de tomar decisões em comum acordo.
A autoridade suprema na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, composto por todos os Patriarcas chefes das Igrejas Autocéfalas e os Arcebispos Primazes das Igrejas Autônomas, que se reúnem por chamada do Patriarca Ecumênico de Constantinopla e sob a sua presidência. A autoridade suprema regional em todos os Patriarcados autocéfalos e Igrejas Ortodoxas autônomas é o Santo Sínodo Local, composto dos Metropolitas chefes das arquidioceses sob a presidência do próprio Patriarca ou Arcebispo que convoca a reunião. Existem 14 Igrejas Ortodoxas Autocéfalas . Uma Igreja Autocéfala possui o direito a resolver todos os seus problemas internos em base a sua própria autoridade, tendo também o direito a remover seus próprios bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja. As Igrejas Ortodoxas Autocéfalas incluem os quatro antigos patriarcados orientais (Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém), assim como as outras dez Igrejas Ortodoxas que surgiram nos séculos posteriores : Rússia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Geórgia, Chipre, Grécia, Albânia e Repúblicas Tcheco e Eslováquia. Existem , ao todo , nove patriarcados nas igrejas autocéfalas.
Os ortodoxos também contestam diversos conceitos católicos como o da conceição imaculada de Maria ; da assunção gloriosa da Virgem , em corpo e alma , ao céu ; do purgatório ; do pecado original ; da infalibilidade papal ; e , principalmente , na doutrina da Santíssima Trindade , o fato do Espírito Santo de Deus , proceder do Deus Filho. Os ortodoxos alegam que o Espírito Santo provem apenas do Deus Pai e com o Deus Filho , é , igualmente , adorado.
Acolhem os Deuterocanônicos . Admitem a feitura de pinturas e ícones em alto-relevo. Não aceitam a adoração do santíssimo sacramento fora da missa.
A Igreja dita Ortodoxa , apresenta uma organização diferente dos sacramentos. A primeira comunhão e a crisma são ministradas simultaneamente com o batismo ainda na fase de bebê. O batismo só é válido por imersão . Não existem obras de penitência após a confissão . O casamento pode ser anulado em caso de adultério .
A Crisma é ministrada pelo sacerdote.
Eles consideram que sem a Epiclese não ocorre transubstanciação. É preciso as palavras de Cristo na última ceia e a oração de consagração.
Afirmam que na santa eucaristia ocorre a ” substituição ” do pão e do vinho pelo corpo e o sangue do Senhor e não a transubstanciação como argumenta a doutrina católica.
O fundamento da Ortodoxia é a Igreja Local , as Igreja Locais são autocéfalas , iguais em santidade e dignidade , unidas na Fé comum , tal como as Pessoas da Trindade Santíssima.
A igreja cismática possui três Ordens menores – Leitor, Chantre e Subdiácono – e três Ordens maiores – Diácono, Presbítero e Bispo.
Os padres e diáconos recebem títulos honoríficos , como arquimandrita , ecônomo e arquidiácono .
O órgão máximo dessa Igreja é o Santo Sínodo.
O Patriarca Ecumênico de Constantinopla exerce seu poder convocando os sínodos ecumênicos da Igreja Ortodoxa.
Os ortodoxos estão em comunhão parcial coma Igreja do Ocidente , após a anulação das bulas de excomunhão entre o Papa Paulo VI e o Patriarca de Constantinopla , Atenágoras , em 1965.
Os católicos podem receber os sacramentos ortodoxos em situações onde a Igreja Romana não esteja presente, a fim de evitar o indiferentismo religioso. Não podendo haver , contudo , celebração conjunta da santa missa.

O Papa João Paulo II empreendeu um grande esforço , para reaproximar a Igreja romana das Igrejas ortodoxas , predominantes nos países eslavos e do leste europeu , em sucessivas viagens a países de maioria ortodoxa.

Algumas diferenças entre Católicos e Ortodoxos

A Igreja Ortodoxa em casos excepcionais , aceita a solução do divórcio. Na Igreja Católica , um casamento válido é indissolúvel. A Igreja Ortodoxa só permite ícones nos templos. A Igreja Católica aceita a existência de imagens esculpidas. O batismo ortodoxo é por imersão , na Igreja Católica pode ser também realizado por infusão ou aspersão. A data da Páscoa (Ressurreição) não coincide com a da Igreja Católica. O calendário católico é gregoriano , foi corrigido devido a erros no calendário anterior , difere dez dias do antigo calendário juliano. Na comunhão ortodoxa , os fiéis recebem pão e vinho, enquanto que, na Igreja Católica recebem só o pão. Em alguns casos , os fiéis católicos podem receber a comunhão em duas espécies , os celebrantes sempre devem comungar em duas espécies. Mesmo comungando em uma espécie recebemos o Corpo e o Sangue , a divindade e a humanidade de Cristo. Na Igreja Ortodoxa, não existem as devoções ao Sagrado Coração de Jesus, Corpus Christi, Via Crucis, Rosário, Cristo-Rei, Imaculado Coração de Maria e outras comemorações análogas. Os cismáticos só aceitam dois dogmas marianos (Mãe de Deus e Virgem Perpétua) O processo da canonização de um santo é diferente na Igreja Ortodoxa; nele, o povo atua no reconhecimento de seu estado de santidade. Na Igreja Católica é preciso a comprovação da existência das virtudes heróicas e da realização de milagres após a morte , por intercessão do Servo de Deus. Os padres ortodoxos podem ser até mesmo ordenados na condição de analfabetos , o que não acontece na Igreja Católica que requer longa preparação doutrinária e espiritual e a prática do celibato.
O Ano Litúrgico Ortodoxo, as festas dedicadas à Santíssima Virgem Maria são : o nascimento de María (8 de Setembro) ; a apresentação de María no Templo (21 de Novembro), em que Maria é apresentada no templo por seus pais São Joaquim e Santa Ana para dedicar sua vida a Deus; a Anunciação (25 de Março), no qual celebram o anuncio.

FONTE ELETRÔNICA;

Nenhum comentário:

Postar um comentário