top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Oração e a Intercessão dos Santos - Parte II


 

Escrito por Apostolado Veritatis Splendor        
Por John Salza
Traduzido do original em inglês, SAINTS AND INTERCESSORY PRAYER, para o Veritatis Splendor por Alessandro Lima, do site Scripture Catholic.
2. Deus deseja e responde à nossa mediação subordinada / Oração Intercessora
1 Tm 2.1-2 - porque Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens ( 1 Tm 2.5), muitos protestantes negam a crença católica de que os santos na terra e no céu pode mediar em nosso nome. Mas antes de o ensino de Paulo sobre Jesus como o "único mediador", Paulo exorta súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. Por que Paulo então, iria apelar para a mediação de outros além de Cristo, o único mediador. Por quê?
1 Tm 2.3 - porque esta mediação subordinada é boa e agradável a Deus, nosso Salvador. Porque Deus é nosso Pai e nós somos Seus filhos, Deus nos convida a participar do papel de Cristo como mediador.
1 Tm. 2.5 - portanto, apesar de Jesus Cristo ser o único mediador entre Deus e o homem, existem muitos intercessores (mediadores subordinados).
1 Coríntios. 3.9 - Deus nos convida a participar da obra de Cristo, porque somos de Deus "colegas de trabalho" e uma família no corpo de Cristo. Deus quer que Seus filhos participem. A frase usada para descrever "colegas de trabalho" é "sunergoi", que significa, literalmente, sinergistas, ou cooperadores de Deus em matéria salvífica. Deus precisa de colegas de trabalho? Claro que não, mas isso mostra o quanto Ele, como Pai, ama Seus filhos. Deus nos convida a trabalhar com Ele.
Marcos 16.20 - este é outro exemplo de como o Senhor "trabalhou com eles" ("sunergountos"). Deus coopera conosco. Fora de seu eterno amor, Ele convida nossa participação.
Rom. 8.28 - Deus "trabalha para o bem" (o grego é "sunergei eis Agathon") daqueles que o amam. Nós trabalhamos como mediadores subordinados.
2 Coríntios. 6.1 - "trabalhar em conjunto" (o grego é "sunergountes") com Ele, não aceitar a sua graça em vão. Deus nos permite participar de sua obra, não porque Ele precisa da nossa ajuda, mas porque Ele nos ama e quer nos exaltar em seu Filho. É como o pai que deixa seu filho se juntar a ele na realização dos mantimentos em casa. O pai não precisa de ajuda, mas convida a criança para ajudar a levantar a criança com dignidade e amor.
Heb. 12.1 - "nuvem de testemunhas" (nephos marturon) pela qual estamos rodeados é um grande anfiteatro de testemunhas para a raça humana, e participam ativamente, torcendo por nós (os corredores), em nossa corrida para a salvação.
1 Pedro 2.5 - somos um sacerdócio santo, instruídos a oferecer sacrifícios espirituais a Deus. Somos, portanto, sacerdotes subordinado ao sumo sacerdote, mas ainda somos sacerdotes que participam da obra redentora de Cristo.
Ap. 1.6, 5.10 - Jesus fez de nós um reino de sacerdotes para Deus. Sacerdotes que interceder por meio de Cristo, em nome do povo de Deus.
Tiago 5.16, Provérbios 15.08, 29 - as orações dos justos (os santos) têm efeitos poderosos. É por isso que pedimos pelas suas orações. Quanto mais poderosas forem as orações dos santos no céu, maior será a dávida que nos será dada.
1 Tm 2.5-6 - é porque Jesus Cristo é o único mediador diante de Deus que podemos ser mediadores subordinados. Jesus é a razão. A posição católica, portanto, dá a Jesus a maior glória. Ele faz tudo, mas nos ama tanto que Ele deseja a nossa participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário