top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Oração e a Intercessão dos Santos - Parte III

 

 Por John Salza

Traduzido do original em inglês, SAINTS AND INTERCESSORY PRAYER, para o Veritatis Splendor por Alessandro Lima, do site Scripture Catholic.
 
III . Instruções específicas para mediar e exemplos de mediação subordinada
Novo Testamento
Mt. 5.44-45 - Jesus nos diz para rezar por (para mediar em nome de) aqueles que nos perseguem. Deus nos instrui a mediar.
Mt. 17.1-3, Marcos 9.4, Lucas 9.30-31 - Moisés falecido e Elias aparecem na Transfiguração para conversar com Jesus, na presença de Pedro, Tiago e João (que podem ser as duas "testemunhas" João se refere no Ap 11.3). Nada na Bíblia nunca sugere que Deus odeia ou proíba a comunicação entre quem vive no céu e quem vive na terra. Ao contrário, Deus incentiva a comunicação dentro da comunhão dos santos. Aparecimento de Moisés e Elias na terra também nos ensinam que os santos no céu têm recursos que superam nossas limitações na terra.
Mt. 26.53 - Jesus diz que Ele pode invocar a ajuda de doze legiões de anjos. Se Jesus disse que Ele poderia pedir a ajuda dos santos anjos, então nós também podemos, que são chamados a imitar Jesus em palavras e atos. E, de Mt. 22.30, Jesus diz que seremos "como anjos no céu." Isso significa que santos humanos (como os santos anjos) podem ser chamados para ajudar as pessoas na terra. Deus permite e incentiva a interação entre os membros de sua família.
Mt. 27.47,49, Marcos 15.35-36 - as pessoas acreditam que Jesus chama chama pela intercessão de Elias, e espera para ver se Elias vem salvar Jesus na cruz.
Mt. 27.52-53 - na paixão de Jesus, muitos santos foram levantados e foram aparecer na cidade, presumivelmente, interagir com as pessoas, assim como Jesus fez depois de Sua ressurreição.
Marcos 11.24 - Jesus diz que tudo o que pedirdes na oração, vamos recebê-lo. É Jesus, e também nós através de Jesus, que mediar.
João 2.3 - Jesus sabia que o vinho havia acabado, mas convida e responde à intercessão de Maria. Deus deseja a nossa mediação menor e responde a ela, porque Ele é um Deus vivo e amoroso.
João 2.5 - Maria intercede em favor daqueles na festa de casamento e diz-lhes para fazer o que Jesus lhes diz. Porque Maria é o nosso modelo perfeito de fé, nós também devemos intercesser em favor de nossos irmãos e irmãs.
João 2.11 - na verdade, foi por intermédio da intercessão de Maria que começou o ministério de Jesus. Sua hora ainda não havia chegado, mas Jesus responde à intercessão de Maria. Mesmo Ele possa fazer tudo sozinho, Deus quer trabalhar com seus filhos.
Atos 12.7 - um anjo bate no lado de Pedro e acorda-o, libertando-o da prisão. O anjo responde às orações de Pedro.
Rom. 15.30 - Paulo pede que a família de Deus ore por ele. Se estamos unidos no corpo de Cristo, nós podemos ajudar uns aos outros.
2 Coríntios. 01.11 - Paulo até sugere mais orações e quanto mais as pessoas que oram, melhor! A oração é ainda mais eficaz quando unidas às outras orações.
2 Coríntios. 9.14 - Paulo diz que os santos na terra rezam pelos coríntios. Eles são mediadores subordinados em Cristo.
2 Coríntios. 13.7,9 - Paul diz que os anciãos rezam para que o coríntios possam fazer o bem e melhorar. Eles participam na mediação de Cristo.
Gal. 6.2,10 - Paulo exorta-nos a suportar cargas uns dos outros, e para fazer o bem a todos, especialmente os da família da fé.
Ef. 6.18 - Paulo exorta a família de Deus para orar por si.
Ef. 6.19 - Paulo pede que os efésios a orem por ele. Se há somente um mediador, por que Paulo iria pedir as suas orações?
Fil. 01.19 - Paulo reconhece o poder dos filipenses na intercessão terrena. Ele se confia às suas orações e do Espírito Santo.
Col. 1.3 - Paulo diz que ele e os anciãos rezam pelos Colossenses. Eles são mediadores subordinados no corpo de Cristo.
Col. 1.9 - Paulo diz que ele e os anciãos não cessam de orar pelos Colossenses, e que, por por suas intercessões, eles podem ganhar sabedoria.
Col. 4.4 - Paulo exorta os Colossenses a rezar pelos presbíteros da Igreja para que Deus abra uma porta à palavra. Por que não os deixa somente aos cuidados de Deus? Porque a mediação subordinada é aceitável e agradável a Deus. Isso é tão misterioso quanto a Encarnação, mas é verdade.
1 Tes. 5.11 - Paulo nos exorta a encorajarmos-nos uns aos outros e nos edificar, no corpo de Cristo. Fazemos isso como mediadores em Cristo.
1 Tes. 5.17 - Paulo diz "rezar constantemente". Se o papel de Jesus como mediador não se aplica subordinadamente para nós, por que orar em tudo?
1 Tes. 5.25 - Paulo exorta a família de Deus a rezar pelos presbíteros da Igreja. Ele deseja nossa mediação subordinada.
2 Tessalonicenses. 1.11 - Paulo diz à família de Deus que ele reza por nós. Nós participamos na mediação de Cristo, porque Cristo quer isso.
2 Tessalonicenses. 3.1 - Paulo pede aos Tessalonicenses que orem por ele.
1 Tm. 2.1-3 - Paulo nos exorta a orar por todos. Paulo também afirma que estas orações são aceitáveis aos olhos de Deus.
2 Tm. 1.3 - Paulo diz. "Eu me lembro de você sempre em minhas orações."
Filemom 22 - Paulo está esperando pela intercessão de Filemom e deseja logo estar com ele.
Heb. 1.14 - o autor escreve. "Não são eles todos espíritos ministros, enviados para servir, para o bem dos que estão para obter a salvação?"
Hebreus 13.18-19 - o autor exorta os hebreus a rezar pelos anciãos para que atuem desejavelmente em todas as coisas.
Tiago 5.14-15-Tiago diz que a oração dos sacerdotes sobre o doente vai salvá-lo e perdoar os seus pecados. Este é um poderoso exemplo de homens perdoando os pecados e que trazem uma pessoa para a salvação com o sacramento da unção dos enfermos.
Tiago 5.16 - Tiago nos ensina a confessar os nossos pecados uns aos outros e orar uns pelos outros, para que possam ser curados.
Tiago 5.17-18 - Tiago refere-se à resposta de Deus à oração fervorosa de Elias por nenhuma chuva. Ele está nos ensinando sobre a eficácia de nossa mediação terrestre.
1 João 5.14-15 - João está confiante de que Deus vai nos conceder qualquer coisa que pedirmos a Deus segundo a sua vontade.
1 João 5.16-17 - nossas orações uns pelos outros, possibilita-nos ser conservados na Verdade e afasta-nos do pecado. Nosso Deus é um Deus pessoal e vivo que responde às nossas orações.
3 João 2 - João reza pela saúde de Gaio, portanto, atua como um mediador subordinado.
Ap 1.4 - este versículo mostra que os anjos (aqui, os sete espíritos) dão graça e paz. Porque a graça e a paz só vem de Deus, os anjos estão atuando como mediadores para Deus.
Ap 5.8 - as orações dos santos (no céu e na terra) são apresentadas a Deus pelos anjos e santos do céu. Isso mostra que os santos intercedem por nós diante de Deus, e também demonstra que nossas orações na terra são unidos às suas orações no céu. (Os "24 anciãos" referem-se ao povo de Deus - talvez as 12 tribos e 12 apóstolos - e os "quatro seres viventes" são referências aos anjos.)
Ap 6.9-11 - os santos martirizados no céu gritam em voz alta a Deus para vingar o seu sangue Estas são "orações imprecatórias", que são fundamentos para o julgamento de Deus (ver "dos que habitam sobre a terra." orações semelhantes no Salmo 35.1, 59.1-17; 139.19;. Jer 11.20; 15.15, 18.19; Zech.1 .12-13). Isto significa que os santos no céu estão rezando pelos habitantes da terra, e Deus responde às suas orações (Apocalipse 8.1-5). Nós, portanto, podemos pedir sua intercessão e proteção.
Ap 8.3-4 - no céu um anjo se mistura incenso com as orações de todos os santos no altar de ouro diante do trono de Deus, e a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos da mão do anjo diante de Deus. Estas orações "levantam-se" diante de Deus e obtém vários tipos de atividade terrestre. Deus responde a pedidos de seus filhos, sejam eles feitos por seus filhos na Terra ou no céu.
Antigo Testamento
Gênesis 20.17 - Deus responde à intercessão de Abraão e cura Abimeleque, e também a sua esposa e escravos.
Gênesis 27.29; Num. 24.9 - Bendito seja todo aquele que abençoa. Se é possível abençoar outros em oração, nós também podemos ser abençoados.
Êxodo 32.11-14, 30-34; 34.9; Num. 14.17-20; 21.7-9 - estes são muitos exemplos de resposta de Deus à santa intercessão de Moisés.
1 Sam. 12.23 - Samuel diz que ele estaria pecando contra Deus, se ele não continuuasse a interceder pelo povo de Israel.
1 Sam. 28.7-20 - o falecido profeta Samuel aparece e conversa com Saul, o que é confirmado por Sirach 46.13,20).
1 Sam. 28.7; 1 Crônicas 10.13-14 - Saul praticou necromancia. Ele usou um meio, e não Deus, para procurar os mortos e por isso foi condenado. Prática de Saul está totalmente em desacordo com a compreensão católica da mediação dos santos, onde Deus é a fonte e o canal de toda a comunicação, e que permite a seus filhos a participar deste poder.
2 Crônicas. 30.27 - as orações dos sacerdotes e dos levitas vieram antes da santa habitação de Deus no céu e foram respondidas.
Tobias 12.12,15 - os anjos apresentaram as orações de Tobias e Sara diante do Senhor. Isso nos ensina que os anjos também são nossos mediadores subordinados. Nós oramos aos anjos para levar as nossas orações a Deus.
Jó 42.7-9 - Jó orou por três amigos em pecado e Deus ouviu a Jó.
Salmos 34.7 - o anjo do Senhor o livra aqueles que o temem.
Salmos 91.11 - Deus confiará você aos seus anjos, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Salmos 103.20-21; 148.1-2 - louvamos os anjos e pedimos a sua ajuda para fazer a vontade de Deus.
Salmos 141.2 - Davi pede que sua oração seja contada como incenso diante de Deus. As orações dos santos têm efeitos poderosos.
Isaías 6.6-7 - um anjo toca os lábios de Isaías e declara que seu pecado é perdoado. O anjo é um mediador subordinado de Deus, que efetua o perdão dos pecados em nome de Deus.
Jer. 7.16 - Deus reconhece a capacidade das pessoas de interceder, mas se recusa a responder, devido à dureza de coração.
Jer. 15.01 - o Senhor reconhece o poder de intercessão de Moisés e Samuel.
Jer. 37.3 - Zedequias envia mensageiros para perguntar a Jeremias para interceder pelo povo, para que pudesse orar a Deus para eles.
Jer. 42.1-6 - todo o povo de Israel pede a Jeremias a sua intercessão, para que ele ore ao Senhor por eles.
Baruc 3.4 - Baruc pede ao Senhor que ouça as orações dos mortos de Israel. Eles podem interceder em favor do povo de Deus.
Dan. 9.20-23 - Daniel intercede em favor do povo de Israel confessando os seus pecados e os pecados do povo diante de Deus.
Zac. 1.12-13 - um anjo intercede por muitos na Judéia e Deus responde favoravelmente.
2 Macabeus. 15.12-16 - Onias Sumo Sacerdote e o profeta Jeremias estavam falecido durante séculos, e ainda interagiram com o Judas Macabeus e rezaram pelo o povo santo na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário