top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 17 de março de 2013

Estudo sobre os “Irmãos de Jesus”

Em grego, no qual o evangelho segundo Marcos foi escrito, a palavra “irmão” é escrita como “adelphói”, do grego “adelphós”, significando membro seguidor de uma clã.

Mesmo hoje, a palavra “irmão” é empregada com um significado mais extenso, incluindo amigos, aliados, discípulos e compatriotas. Não era diferente na época de Cristo. Esse sentido também é expresso no antigo testamento.

Veja os textos abaixo:

O Senhor disse a Moisés o seguinte:

“Esta é a lei relativa aos levitas: desde os vinte e cinco anos para cima, o levita será admitido ao serviço na tenda de reunião. A partir dos cinqüenta anos, renunciará às suas funções e cessará de servir. Ajudará seus irmãos na tenda de reunião, zelando pelo que lhe foi confiado; mas não exercerá mais as suas funções. Desse modo disporás os levitas nos seus encargos. (Nm 8, 23-26) Ainda usando a palavra em aramaico (aha) ou grego (ha) Deus diz que os levitas ao completarem 50 anos deveriam parar de servir no templo, mas deveriam ajudar ao outros “irmãos”, que seriam outros levitas.

“Não façais assim, meus irmãos, interveio Davi, com o que o Senhor nos deu, depois de nos ter protegido e nos ter entregue nas mãos a tropa que se tinha levantado contra nós!” (1 Sm 30, 23) Aqui Davi fala aos judeus.

Jônatas, meu irmão, por tua causa meu coração me comprime! Tu me eras tão querido! Tua amizade me era mais preciosa que o amor das mulheres. (2 Sm 1,26) Davi fala ao seu amigo Jonatas.

“Mas como os sacerdotes, devido a seu pequeno número, não podiam esfolar todos os holocaustos, seus irmãos, os levitas, ajudaram até que não houvesse mais necessidade e até que os outros sacerdotes se tivessem santificado; porque os levitas tinham mostrado mais solicitude que os sacerdotes para se purificarem.” (1 Cr 29, 34)

Mais uma vez aqui o autor usa a palavra irmãos para designar pessoas de um mesmo grau de intimidade, não sendo necessáriamente um parentesco. Mas como o prometido, passemos ao Novo Testamento e usamos os exemplos bíblicos.

Como disse antes, a palavra irmão no grego (adelphós) tem outro significado (membro seguidor de uma clã) e o proprio Jesus se vale dela para

evangelizar. Veja:

“Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. (Mt 23,1-8)

As pessoas que estavam ouvindo Jesus naquele momento não eram todos irmãos.

Isso é óbvio!

Jesus estava falando de um laço espiritual, de um laço entre aquelas pessoas que ali estavam a escutá-lo.

Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

(Mt 12,50)

“Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mc 3,35)

Estes dois versículos dizem isso!

Dizem do laço espiritual que une Cristo aos seus Filhos.

Em 1Cor 15,6 fala-se que Jesus apareceu a quinhentos “irmãos” de uma só vez.

“Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos)” (1Cor 15,6)
Poderiam todos eles serem irmãos consaguíneos? Dificilmente. Também vemos Pedro falando diante de 120 irmãos em At 1,15-16.

Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse: Irmãos, convinha

que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. (At

1,15-16)

Paulo fala de alguém ser “chamado de irmão” em 1 Cor 5,11.

“Mas eu simplesmente quis dizer-vos que não tenhais comunicação com aquele que, chamando-se irmão, é impuro, avarento, idólatra, difamador,

beberrão, ladrão. Com tais indivíduos nem sequer deveis comer.” (1Cor 5,11)

A Bíblia possui muitos outros versículos semelhantes.

FONTE ELETRÔNICA;


Nenhum comentário:

Postar um comentário