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sexta-feira, 1 de março de 2013

Mais sobre as imagens e Santos

Prostrar-se não significa adoração. A Bíblia está cheia de exemplos. Pena que nossos irmãozinhos não a lêem.

Leia:

Josué 7,6: "Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel". - Josué e os anciãos de Israel eram idólatras?

1Rs 1,22-23: “O profeta Natã... veio perante o rei e se prostrou diante dele”. - O profeta era idólatra ?

2Rs 2,14-15: “Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas... vieram ao seu encontro e se prostraram por terra, diante dele”. - Os profetas estariam adorando Eliseu?

E São Tomás de Aquino complementa com perfeição o raciocínio: “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.” (Suma Th.II-II,81,3,ad3. apud CIC §2132).Ver mais
PERGUNTAS PROTESTANTE X RESPOSTAS CATÓLICA:

Calúnia protestante nº 808: Católicos se prostram diante de imagens e pessoas, por isso são idólatras...

Nossa Resposta: 

Prostrar-se não significa adoração. A Bíblia está cheia de exemplos. Pena que nossos irmãozinhos não a lêem. 

Leia:

Josué 7,6: "Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel". - Josué e os anciãos de Israel eram idólatras?

1Rs 1,22-23: “O profeta Natã... veio perante o rei e se prostrou diante dele”. - O profeta era idólatra ?

2Rs 2,14-15: “Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas... vieram ao seu encontro e se prostraram por terra, diante dele”. - Os profetas estariam adorando Eliseu?

E São Tomás de Aquino complementa com perfeição o raciocínio: “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.” (Suma Th.II-II,81,3,ad3. apud CIC §2132).

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