top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 7 de abril de 2013

O que é o cárcere ao qual Cristo desceu para pregar o Evangelho em 1 Pedro 3, 19?

Muitos católicos não entendem o significado das palavras de São Pedro em sua primeira epístola sobre a descida de Cristo à prisão ou cárcere. Muitos imaginam que trata-se do inferno dos condenados, uma vez que o termo prisão é, em algumas passagens da bíblia, usado para denotar o lugar inferno. Outros supõem ser este cárcere um lugar de expiação, espera ou purgação. Vejamos o que diz a exegese católica sobre esta passagem tão controversa.

A interpretação verdadeira e comum desta passagem, de acordo com a edição da bíblia católica Haydock de 1859 parece ser que, a alma de Cristo, após a separação do corpo e antes da ressurreição, desceu a um lugar nas partes interiores da terra, chamado de mansão dos mortos ou inferno (observe aqui que a palavra inferno neste texto não se refere ao infernum danatorium, ou seja, o lugar para onde vão as almas condenadas à morte eterna – Mais detalheshttp://igrejamilitante.wordpress.com/2012/03/31/purgatorio-na-biblia-em-lucas-16/ ) , mas tal e qual chamado no credo dos apóstolos - às vezes chamado seio de Abraão, às vezes Limbus Patrum [Limbo dos Padres], um lugar onde foram detidas todas as almas dos patriarcas, profetas e justos, como se fosse na prisão) e pregou a estes espíritos nesta prisão, ou seja, trouxe a boa nova que Aquele que era o seu Redentor seria agora o seu libertador, e que em Sua Ascensão Gloriosa eles entrariam com ele no céu, onde antes do nosso Redentor, Jesus Cristo, não podiam entrar. Pois de acordo com a promessa de Deus, no livro do Gênesis, Ele a abriria as portas do céu.

Entre estes “prisioneiros” na Mansão dos Mortos, haviam muitos que anteriormente, no tempo de Noé, tinham sido incrédulos, que não levaram o o aviso de sua preparação e construção da arca, entretanto, pode-se razoavelmente presumir que muitos deles tenham se arrependido de seus pecados quando viram o perigo se aproximar, e assim, antes que eles pereceram pelas águas do dilúvio, morreram pelo menos desculpados da condenação eterna, porque, apesar de serem pecadores, adoraram o verdadeiro Deus, pois nós não se encontraram quaisquer provas da idolatria antes do dilúvio.À estes, então, e à todas as almas dos justos, Cristo desceu para libertar do cativeiro, de sua prisão, e levá-los em sua ascensão triunfal com Ele ao céu.

Entre os protestantes, a Igreja Anglicana, por exemplo, não pode questionar esta exposição, que parece totalmente em conformidade com o terceiro de seus 39 artigos, que atualmente consta assim: “Como Cristo morreu por nós, e foi sepultado, assim também é para ser acreditado que ele desceu ao inferno. “É, portanto, expresso nos artigos sob a rainha Elizabeth, no ano de 1562, e nos artigos emitidos dez anos antes, no ano de 1552, no quarto ano do rei Eduardo VI, as palavras foram: “que o corpo de Cristo estava no túmulo até a sua ressurreição, mas o espírito que Ele entregou foi com os espíritos que foram detidos na prisão, ou no inferno, e pregou a eles, como o a passagem em São Pedro testifica. “

Dr. Pearson sobre o quinto artigo do credo, escreve assim: “Não há nada em que os Padres concordam mais, do que a uma descida real e local da alma de Cristo para as regiões infernais, para a morada de as almas …. Esta foi a opinião geral da Igreja, como pode aparecer pelos testemunhos desses escritores antigos, que viveram e escreveram sucessivamente em várias épocas, e apresentaram esta exposição, em termos expressos de tal modo que não são passíveis de qualquer outra interpretação. ” Assim, o Dr. Pearson cita os Padres ou Patriarcas. Ver a edição, no ano de 1683, p. 237. (Witham) Prison.

Veja aqui uma prova de um terceiro lugar ou estado intermediário das almas: para estes espíritos em prisão, a quem Cristo foi pregar depois de sua morte, não estavam no céu, e contudo, tampouco no inferno dos condenados, porque o céu não é prisão , e Cristo não foi pregar aos condenados. (Challoner) — Santo Agostinho, em sua epístola 99, confessa que este texto é repleto de dificuldades. Isso que ele declara é claro, além de toda dúvida, que Jesus Cristo desceu na alma depois de sua morte para as regiões abaixo, e conclui com estas palavras: Quis ergo nisi infidelis negaverit fuisse apud inferos Christum? Nesta prisão almas não seriam detidas, a menos que estivessem em débito com a justiça divina, nem a salvação seria pregada a elas a menos que eles estivessem em um estado que fossem capaz de receber a salvação.

FONTE ELETRÔNICA;



Nenhum comentário:

Postar um comentário