top

create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 17 de agosto de 2013

Um outro evangelho

 


Hoje, o "evangelho" da promessa do sucesso financeiro, da casa própria, do carro novo, do apartamento, da conta bancária, da empresa próspera, do casamento feliz, da saúde e da libertação de todos os problemas, atrai milhares, por ser estrategicamente direcionado a uma clientela de homens E mulheres, velhos e jovens, de todas as raças e classes sociais que, cada vez mais, buscam soluções rápidas e imediatas para os seus problemas, e esses problemas são intrínsecos à vida de todo habitante desta Terra.
 
Poderíamos citar aqui dezenas de lideranças ou donos de “igrejas” que possuem patrimônio financeiro superior ao de muitos grandes empresários brasileiros. Seus bens chegam a incluir mansões, iates, helicópteros, aviões, redes de telecomunicações, editoras, contas no exterior e empresas que atuam nas mais diversas áreas. Correndo por fora, milhares de "pastores" sonham e alcançar o mesmo sucesso. Esses verdadeiros mercadores da fé trabalham por metas de arrecadação de dízimos e ofertas com tamanha competência que deixariam qualquer gerente comercial sonhando em ter uma equipe tão focada e eficaz.

Evidentemente, nada temos contra o empreendedorismo, a competência no gerenciamento, a habilidade para a comunicação e outras qualidades inatas nessas pessoas, e nem mesmo negamos a importância do dinheiro em todos os setores da sociedade, inclusive os religiosos: sem dinheiro não se mantém as estruturas, não se pagam os espaços, os recursos necessários... Como se dizia antigamente, "ninguém vive de brisa". O problema é quando o dinheiro, a prosperidade financeira e os prazeres deste mundo tornam-se o foco principal da pregação e da doutrina. O problema começa quando tais pregadores, que se dizem "cristãos", esquecem que a  plenitude da vivência cristã passa pelo Crucificado, implica tomar cada um a sua cruz e seguir o Caminho, que é o Cristo.

Jesus veio ao mundo para salvar o homem, visto que, até o momento da encarnação do Verbo, a eternidade não era uma realidade para o povo: nos tempos do Antigo Testamento, vivia-se o aqui e agora. Do alto da cruz, o Senhor estabeleceu a Nova e Eterna Aliança entre Deus e os homens, na qual é preciso haver um relacionamento de amor, aceitação, coragem, desprendimento, perseverança e renúncia para segui-lo.

Jesus jamais prometeu benefícios nem favores individuais, a não ser espirituais, aos que o seguiam (ver a história dos Apóstolos e dos santos: as perseguições, as injúrias, os martírios...). Mas o Senhor promete vida eterna, que é o centro e o objetivo de toda a vida cristã neste mundo. Não negamos com isso os milagres operados na vida de tantos, nem as graças e benefícios que recebemos de Deus diariamente, nem queremos com isso dizer que a vida do cristão deva ser uma vida somente de dores, sacrifícios, sofrimentos... Ser membro da Igreja, que é o Corpo Místico de Cristo, do qual é Ele próprio a Cabeça, é motivo de grande alegria, de constante exultação na Ressurreição. Mas toda a benção, toda a consolação, todas as graças e milagres de Deus, sempre são concedidos em virtude a salvação da alma do indivíduo.



Queremos, com este artigo, apenas refletir e lançar luz sobre a atitude mercadológica, sectária, perversa e direcionada a comprar e vender aquilo que não se compra com dinheiro, pois é Dom gratuito de Deus. Viemos denunciar o que nunca foi, e jamais será o verdadeiro cristianismo pregado nesses dois mil anos de história e vivido em plenitude por tantos santos de Deus, declarados ou não formalmente pela Igreja de Cristo, que é Una, Santa Católica e Apostólica.

Somente o conhecimento e a verdadeira conversão do coração poderão, libertar os filhos de Deus dessa lógica de mercado, desses balcões de negociação que levam os corações humildes a crer que, doando uma grande quantia financeira, obrigarão Deus a devolver-lhes em dobro, várias vezes mais... A pensar que, com seu dinheiro, moverão a mão de Deus em seu favor, ou poderão, de alguma forma, comprar ou negociar a Graça divina. Perdoai-os, Pai, eles não sabem o que fazem!

É dever de cada autêntico cristão denunciar esse crime contra o Sagrado, de mentes astuciosas, demoníacas e maquiavélicas, que, como lobos, arrebanham almas simples e criam um ambiente de alienação e manipulação de gente necessitada, - e muitas vezes egoísta, mesquinha e materialista,  reforçando esses vícios, - gente carente de verdadeiro auxílio espiritual, que necessita de um encontro com o verdadeiro, único e soberano Senhor Jesus Cristo por meio de sua obra e instituição: a Igreja Católica.

________
Adaptado do artigo "Cristianismo Moderno" (
Apostolado Veritatis Splendor), disponível em:

http://veritatis.com.br/doutrina/meditacoes/1128-qcristianismo-modernoq
Acesso 16/8/013

Nenhum comentário:

Postar um comentário